quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Deputados de Ribeirão Preto apoiam ‘Ficha Limpa’


Proposta popular que barra o “Ficha suja”, avança na Câmara Federal, provocando reações de parlamentares, que terão que lidar com a pressão popular. Dois dos três Deputados eleitos na região de Ribeirão Preto defendem a proposta.
.


Com a força de 1,3 milhão de assinaturas de pessoas que apoiam o projeto de iniciativa popular, a proposta que impede candidatos com ficha suja de concorrer às eleições pode ir à votação ainda neste ano e o debate sobre a matéria já toma conta dos corredores de Brasília. E os deputados federais de Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB) e Ferndando Chiarelli (PDT) se dizem envolvidos na aprovação do texto.



O terceiro parlamentar federal de Ribeirão Antonio Palocci (PT) foi procurado, mas a assessoria dele não retornou as ligações ou esclareceu o nível de comprometimento político dele com a proposta.
Projeto veta condenados
O "Ficha Limpa" torna inelegível quem for condenado em primeira instância ou denunciado pelo Ministério Público por crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e improbidade administrativa, além de pessoas já condenadas por compra de votos ou uso da máquina pública. As ações precisam ser movidas pelo Ministério Público, para evitar uso político de adversários.
Nogueira foi um dos parlamentares que assinaram o projeto de iniciativa popular. Ele diz que votará favoravelmente à proposta "porque ela expressa o desejo da sociedade em melhorar o sistema eleitoral brasileiro".
Já Chiarelli, da Frente de Combate à Corrupção, diz ser cotado à relatoria do projeto na Câmara. "Há alguns pontos que podem ser discutidos e aperfeiçoados. Mecanismos que evitem trapaça de adversários nas condenações em primeira instância, mas a inclusão das condenações do TCE [Tribunal de Contas do Estado] para a inegibilidade já considero um grande avanço."
Lúcio Flavio Moura

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger